A Assembleia Legislativa do Maranhão deve diminuir de 42
para 39 o número de deputados que compõem o seu plenário. A decisão deve ser
tomada em breve pelo Tribunal Superior Eleitoral, que começou a discutir o
assunto, em audiência pública, no dia 28 de maio.
As mudanças devem valer já para as eleições de 2014.
Desde 2010, a Justiça Eleitoral discute uma consulta do Estado do Amazonas,
que se considera sub-representado na Câmara Federal – e consequentemente na sua
Assembleia Legislativa.
Se der ganho de causa ao Amazonas – o que parece o mais provável – o TSE terá
que refazer o cálculo de distribuição das vagas.
E é aí que o Maranhão pode perder. Para formar a Câmara Federal, as 513 vagas
são distribuídas aos estados com base no número de habitantes. Espertamente, no
entanto, o Maranhão usou como critério o número de eleitores.
Com o novo cálculo, a bancada maranhense na Câmara perderá um deputado,
ficando com 17. Já a Assembleia diminuirá de 42 para 39.
Para políticos experientes, como o deputado Sarney Filho (PV), é difícil
reverter uma eventual decisão da Justiça, mas ele estimula uma mobilização pela
defesa do número de vagas do estado.
Para tentar se adiantar ao risco da perda – que deve ser tratada aina este
ano no TSE – o presidente da Assembleia, Arnaldo Melo (PMDB), vai à Brasília
esta semana.
O objetivo é contratar uma grande banca de advogados para protelar a decisão
e evitar que as vagas sejam reduzidas já nas eleições de 2014, como quer a
Justiça Eleitoral.
FONTE: GAZETA DA ILHA

Nenhum comentário:
Postar um comentário
O autor deste Blog não se reponsabiliza por comentários postados